- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
O trilho inicia-se na aldeia de Benfeita, concelho de Arganil, trata-se de um percurso circular com cerca de 11 km, e encontra-se bem sinalizado e limpo.
Saindo do centro da aldeia, subimos uma pequena escadaria, onde encontramos a placa indicativa do trilho, sugerimos o sentido contrario aos ponteiros do relógio.
Inicialmente, o caminho faz-se por um pé posto, sempre acompanhando o lado esquerdo da ribeira, por cima dos campos cultivados, onde mais tarde entramos em zona com bastante água, quer pequenas levadas, quer mesmo algumas quedas de agua (fruto da chuva que se fazia sentir nos dias que antecederam a nossa caminhada).
Depois de atravessarmos a ribeira, por uma pequena ponte em xisto, começamos a subir em direcção à próxima aldeia (Sardal), por umas pequenas "escadarias" improvisadas e conservadas pelo homem, devido à forte inclinação do caminho.
Antes de atingirmos a aldeia, aconselhamos uma pequena pausa (existe mesmo um banco), para apreciar a vista sobre o vale, com a aldeia de Benfeita de pano de fundo.
Chegados ao Sardal, entramos numa estrada de alcatrão, depois de atravessarmos a aldeia, entramos novamente em trilho de pé posto, aqui é preciso ter atenção (falta sinalização). O som das aguas acompanha-nos num caminho bastante escorregadio, e traiçoeiro, mas ao mesmo tempo bastante interessante.
Um pouco à frente, chegamos ao ponto mais interessante do percurso, e daí aconselhamos a fazer um pequeno desvio (opcional), e descer à Fraga da Pena, zona com bastantes cascatas, e um bonito parque de merendas.
Voltando ao trilho, seguimos caminho até à aldeia de Pardieiros, onde sugerimos uma pausa para um "coffee break", no café da aldeia, onde aí mesmo, poderá visitar o Núcleo Museológico de Pardieiros.
A partir deste ponto, o percurso desce até à Ribeira da Mata, para depois regressarmos ao ponto de partida, ao longo deste caminho, podemos apreciar vários pedaços de terra aproveitados para a pratica da agricultura.
E assim, terminou mais uma das nossas aventuras.
Fotos: Victor Parente
Descrição: Sérgio Sousa
MAIS INFORMAÇÕES | |
---|---|
Percurso: Caminhos do Xisto de Benfeita Local: Benfeita, Arganil Partida/Chegada: Aldeia de Benfeita Estacionamento: Sim Rede Telemóvel: Sim Âmbito: Paisagístico, Cultural Tipo: Circular Sinalização: Bom Pontos Água: 2 Exposição Vento/Solar: Médio Almoço: Volante Regras: Ler Aqui | Sugerido: Solas Rotas Ponto Encontro: Aldeia de Benfeita Participantes: Sérgio, Victor, Catarina, Sérgio, Alexandra, Fernando, José, Vera, Gabriel, Mário, Cristina, Mário Santos, Alberto, Elsa, Fernando, Ana Maria Pontos de Interesse: Aldeia de Benfeita, Fraga da Pena, Aldeia de Pardieiros, Construções de Xisto. Dicas: Água; Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas, Chapéu, protector solar Reconhecimento: Sem reconhecimento Outras informações: Aldeia de Benfeita, Fraga da Pena, Aldeia de Pardieiros, Aldeias do Xisto |
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Comentários
Enviar um comentário